Tenha uma programação das aulas que serão dadas. Se você utiliza uma revista, ótimo, a programação já está praticamente pronta. Se não possui, planeje que tipo de conteúdo pretende apresentar e divida-o por aulas.
Na minha igreja não utilizamos revistas, então eu mesmo planejo os conteúdos.
Em um ano eu apresentei as principais histórias do Antigo Testamento. No ano seguinte, apresentei as principais histórias do Novo Testamento. No outro ano comecei com o Projeto Identidade. Assim que acabou comecei com o projeto O Livro de Deus, onde cada criança ganhou uma Bíblia e ensinei as divisões da Bíblia, como ela foi formada, como se localizar dentro dela. Depois começamos um estudo sobre cada um dos livros. Alguns de forma mais superficial, outros já mais detalhados. No momento estamos estudando os livros proféticos.
Se você não segue uma revista, precisa pensar a longo prazo. Tenha um norte. O que você quer ensinar aos seus alunos? Pense sobre isso e planeje o passo a passo.
Veja bem, aqui ainda não estamos no planejamento das aulas em si, mas sim dos temas que serão abordados. E tenha sempre em mente que planos podem mudar. Não seja rígida com seu planejamento, dê lugar ao Espírito Santo e deixe Ele te guiar. Se você perceber que está indo por um caminho errado, volte. Se viu que existe uma necessidade a ser trabalhada, dê uma pausa no planejamento e insira o que é mais urgente. Se perceber que é preciso parar um pouco mais em um assunto, não tenha receio de alterar o planejamento. O mais importante é a criança assimilar o conteúdo, e não cumprir rigorosamente o planejamento.
Com o planejamento traçado, faça uma revisão mensal ou bimestral, para ver se é necessário alguma alteração.
Dentro desse planejamento, não se esqueça de colocar as aulas especiais, que você escolheu que faria lá na DICA 1.
Planeje também as aulas que você utilizará para ensaio, senão você pode se esquecer. Por exemplo, terá uma apresentação nos dias das mães e você precisa de 3 ou 4 aulas para ensaiar com as crianças, insira no planejamento.
Vou deixar aqui um modelo de planejamento Anual e mensal, para você salvar.
No anual eu primeiro coloco os feriados, a programação da igreja e as datas especiais que pretendo trabalhar. Depois coloco as aulas por tema ou por número, se ainda não souber qual o tema da aula vou dar. No mensal vou revendo esse planejamento anual, e verificando se tenho que fazer alterações. Nesse, posso detalhar um pouco mais e fazer anotações.
Quando trabalhei as principais historias da Bíblia, por exemplo, sabia exatamente quais histórias seriam trabalhadas, e o planejamento anual foi fácil de fazer. Agora que estou trabalhando os profetas, não sei quanto tempo levo para falar sobre cada um. Meu foco está em as crianças absorverem o que estou ensinando. Então frequentemente faço revisão do que vimos até aquela data, quando vejo que o livro trás algum conteúdo que foi trabalhado a muito tempo, eu relembro a história (por exemplo, Obadias trata dos descendentes de Esaú, então primeiro dei uma aula lembrando da história de Esaú e Jacó para depois entrar no tema tratado pelo livro). Assim meu planejamento este ano está sendo feito mensalmente. Assim, no planejamento anual eu simplesmente enumero as aulas que são sobre os profetas, diferenciando-as das aulas especiais. Como utilizo o arquivo em excel, depois que dou a aula vou renomeando as aulas de acordo com o conteúdo que foi dado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário